Osasco estuda implantação da Faixa Azul para motos
Prefeito Gerson Pessoa avalia medida para aumentar a segurança viária

O prefeito de Osasco, Gerson Pessoa (Podemos), anunciou nesta quinta-feira (6), durante a abertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal, que a cidade estuda a implantação da Faixa Azul – um corredor exclusivo para motos que tem apresentado bons resultados em outras cidades.
A proposta está sendo analisada com base em dados históricos sobre a redução de acidentes. “Estamos acompanhando essa iniciativa em outros municípios e trabalhando para que os principais corredores de Osasco possam receber essa faixa”, destacou o prefeito. Embora não tenha citado quais vias seriam contempladas, é provável que Avenida dos Autonomistas, Avenida Hirant Sanazar e Avenida Getúlio Vargas estejam na lista.
A Faixa Azul é uma demarcação de segurança localizada entre as faixas da esquerda e do meio, permitindo um trânsito mais disciplinado para motociclistas sem alterar a dinâmica viária. Em São Paulo, a iniciativa completou três anos no último dia 25 de janeiro, com 215 km já implantados em 46 vias. Segundo o Infosiga, as áreas que receberam a faixa registraram redução de 47% nos óbitos de motociclistas entre 2023 e 2024.
COMENTÁRIOS