Velocidade é apenas uma das vantagens da Fibra Óptica

Por Arthur Hans Kasdorf, Supervisor de Engenharia da Unifique*

Quando pensamos em fibra óptica, quase que automaticamente, relacionamos a uma conexão de alta velocidade. E, realmente, quando comparada aos cabos de cobre ou a internet a rádio, a qualidade da fibra é superior. Essa é uma das razões pela qual mais e mais operadoras e clientes estão aderindo a essa forma de transmissão.

Primeiramente, devemos entender o funcionamento (resumido) da fibra óptica. Diferente dos cabos de pares trançado (usados em telefonia) e coaxais (usados em redes híbridas), onde circula eletricidade, as fibras ópticas transmitem sinais de luz em formato de fótons num filamento cilíndrico, extremamente fino, feito de vidro de sílica. As fibras ópticas permitem todo o tipo de tráfego, seja de voz, dados ou imagens a altas taxas de transmissão e a grandes distâncias, com velocidade próxima à da luz.

Então, com tudo isso em mãos, quais as outras vantagens?

  1. Segurança de dados

Garanto que você tem algum aplicativo de banco no seu celular. E compra online? Já forneceu dados de algum cartão de crédito em sites de e-commerce? Se a sua resposta foi positiva para essas três situações bem comuns nos dias de hoje, a fibra óptica é essencial para você. Em uma conexão coaxial ou por fios de cobre, onde o cabeamento é elétrico, a intercepção de dados é muito fácil e barata. Já com a fibra, a técnica e o custo para acessar a luz, devido a estrutura de construção dificulta – e muito – o acesso aos dados transmitidos.

  1. Menos deterioração e interferências

Os cabos da fibra óptica são menos vulneráveis à deterioração. Apesar de ser vidro, a sílica é extremamente resistente, inclusive a altas pressões e temperaturas. Além disso, esses fios não sofrem as chamadas interferências eletromagnéticas (EMI), o que protege os aparelhos eletrônicos aos quais estão conectados, como TV e aparelhos de telefone. Não há riscos de perdas por descarga elétrica.

  1. Redução de custos

A sílica, matéria-prima da fibra óptica, é abundante e pode ser facilmente encontrada, diferente dos outros metais, como o cobre. Isso tende a diminuir os custos de produção, ainda mais com o aumento da procura por esse tipo de serviço e instalação.

  1. Melhor qualidade no seu sinal de TV

A qualidade e quantidade de MB transmitidos pela fibra óptica também vai chegar à sua televisão. Graças às altas taxas de transmissão, podemos usufruir das novas imagens em HDTV, 4K, 8K, 3D e as SmartTVs, que possuem aplicativos diretamente ligados à internet, como Youtube e Netflix.

*Unifique – Com mais de 10 mil quilômetros de fibra óptica, a Unifique é a melhor operadora de banda larga fixa de Santa Catarina e a terceira no País, segundo pesquisa da Anatel divulgada em 2019. No ano passado, a empresa cresceu 30%. A telecom oferece serviços de banda larga, TV por assinatura e telefonia digital para 123 cidades catarinenses, além de Piên, Rio Negro e São Mateus do Sul (PR). Em 2019, inaugurou um data center comercial que está em processo de certificação Tier III.

-> Para mais contéudos sobre empreendedorismo na região CLIQUE AQUI <-

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui