Início Evento Empresarial Sistema Faesc/Senar capacita técnicos da ATeG em Florianópolis

Sistema Faesc/Senar capacita técnicos da ATeG em Florianópolis

Vinte e seis técnicos de campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), participam durante a última semana de treinamento sobre metodologia do programa. O evento ocorreu no Hotel Slaviero Baía Norte e reuniu técnicos que atuam nas cadeias produtivas de bovinocultura de corte e de leite, ovinocultura de corte, piscicultura, fruticultura e apicultura.

A capacitação tem carga horária de 40 horas e está sendo ministrada pelo prestador de serviço em instrutoria Erno Menzel. Entre os assuntos abordados estão os aspectos legais e técnicos da atuação do Senar, o processo de assistência técnica e gerencial, a atuação dos agentes da ATeG, os procedimentos para execução das visitas e aspectos comportamentais para atuar com os participantes do programa.

Utilização das ferramentas de gerenciamento técnico e econômico na propriedade rural, utilização do método PDCA para o planejamento e a medição de resultados na gestão de propriedades rurais também estão entre os assuntos trabalhados no treinamento. Além disso, os técnicos estão sendo atualizados sobre o software para utilização na ATeG, o SisAteg.

A coordenadora estadual do programa Paula Araújo Dias Coimbra Nunes explica que o SisAteg conta com uma base de dados online e outra off-line para que os técnicos consigam interagir com os dados coletados durante as visitas de campo. “Todas as informações levantadas nas propriedades são lançadas no software, o que facilita a avalição dos resultados técnicos e econômicos das propriedades rurais. Isso possibilita a troca de experiências exitosas em situações semelhantes”.

“Crescemos e aprendemos com os bons resultados e, juntos, conseguimos alinhar o trabalho da ATeG a fim de oportunizar melhorias de produção, renda e qualidade de vida aos produtores rurais, o qual é nosso principal objetivo”, complementa o superintendente do Senar/SC Gilmar Antônio Zanluchi.

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC José Zeferino Pedrozo, a ATeG é uma iniciativa que deu certo e gerou bons frutos. “Frequentemente somos surpreendidos pelos resultados das visitas técnicas e gerenciais com aumentos expressivos de produtividade e redução de perdas nas propriedades rurais catarinenses. Sem dúvidas é motivo de orgulho acompanhar a evolução do agronegócio em Santa Catarina, o qual serve de referência para tantos outros Estados. A ATeG é uma metodologia inovadora em que temos a oportunidade de buscar melhorias em grupo, porque afinal, nenhuma metodologia pode ser engessada, sempre é preciso ajustar com a realidade de cada Estado”, considera.

METODOLOGIA

O programa é baseado em cinco passos. O primeiro é o diagnóstico produtivo individualizado onde os técnicos de campo levantam as informações produtivas, ambientais, sociais e econômicas necessárias para estabelecer metas e um cronograma de ações eficazes. O segundo passo consiste no planejamento estratégico, importante etapa de pactuação dos objetivos que ocorre entre o produtor rural e o técnico de campo, sempre com o acompanhamento do supervisor.

A terceira etapa consiste na adequação tecnológica quando são feitas as recomendações pela equipe técnica que geram impacto direto em todo o sistema de produção. No quarto passo ocorre a capacitação profissional complementar utilizando a experiência do Senar com cursos de curta e média duração que complementam os conhecimentos trazidos pelo técnico de campo e auxiliam nas decisões tomadas pelo produtor rural. Para encerrar, a última etapa é a avaliação sistemática e os resultados quando um conjunto de ferramentas operacionais e tecnológicas, desenvolvidas pelo Senar, apontam para o alcance do resultado ou sinalizam a necessidade de ajustes no planejamento da propriedade.

“Todo o trabalho é planejado e desenvolvido visando capacitar o empreendedor rural para a gestão assertiva de seu negócio, elevar a renda e a produtividade da propriedade e, consequentemente, promover melhoria na qualidade de vida no meio rural”, conclui Pedrozo.

Mais Populares

Entrega de diagnóstico da cidade de Lages marca primeira etapa do Criaticidade, projeto que pretende ressignificar a região

Movimento que busca uma marca com valor para a região de Lages, e que reúne frentes multisciplinares de entidades públicas e privadas, teve sua...

Após equipe crescer 200% em 4 anos, HostGator lança campanha de recrutamento

Objetivo da provedora mundial de hospedagem de sites é formar um banco de talentos com pelo menos 2.000 profissionais. Novas vagas para o escritório...

Perini Business Park lança nesta terça-feira, 23 de julho, o Perini City Lab

Kick-off da iniciativa irá ocorrer durante o Smart City Business Brazil 2019, em São Paulo, e será marcado pela assinatura de um memorando de...

Tarifa Rural: Produtor rural deve recadastrar unidades consumidoras até o fim deste ano

Faesc orienta produtor rural a atualizar informações junto a Celesc A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) orienta aos produtores...

ADVB/SC concedeu o Prêmio Empresa Cidadã para 15 organizações de Santa Catarina

A premiação foi realizada nesta quinta-feira (18), na FIESC, em Florianópolis.As empresas vencedoras do Prêmio Empresa Cidadã 2019, promovido pela Associação dos Dirigentes de...