Entrevista Exclusiva – Leonardo Orth: Diretor comercial Sensus

O Diretor Editorial do Portal Business SC, entrevistou com exclusividade, o Diretor Comercial da Sensus, Leonardo Orth. Ele abordou diversos temas interessantes relacionados ao mercado de tecnologia, como o inédito conceito da cooperatividade, a primeira edição do evento Automatize, a questão da criatividade e da inovação e também os principais desafios e objetivos da empresa para o próximo ano.

 

  • A Sensus está promovendo a primeira edição do Automatize, evento focado no conceito de cooperatividade. Como surgiu a ideia desse evento e quais são os seus principais objetivos?

 Essa ideia de cooperatividade surgiu a partir de um problema que existe muito atualmente nas empresas de tecnologia. As empresas pensam somente na solução que oferecem ao mercado, então é praticamente cada um por si. Notamos que os usuários finais não estão procurando somente a solução de uma empresa específica, eles querem resolver o seu problema como um todo.

Assim acabam tendo que, muitas vezes, contratar várias empresas diferentes para resolver um problema específico. Esse modelo de cooperatividade, baseado no consagrado modelo do agronegócio, é que estamos trazendo para o mercado de tecnologia. A cooperativa tecnológica tem como intuito fomentar o desenvolvimento tecnológico nas empresas, levando tecnologia de ponta e competitividade para os nossos clientes. Juntamos as forças de várias empresas, hoje somos em oito cooperados, para atender a necessidade completa dos clientes de um mercado específico.

Dessa forma fica muito mais fácil o desenvolvimento e a viabilização dos projetos. É algo bastante inovador, não existe ainda nada parecido no mercado de tecnologia.

  

  • Quais as principais atrações do Automatize e qual a expectativa de público?

O principal objetivo do evento Automatize é reunir os clientes dos cooperados. Num primeiro momento serão apresentadas as oito empresas que fazem parte da cooperativa e em seguida apresentaremos alguns estudos de caso de clientes dessas empresas cooperadas. É um evento de meio período, o primeiro da cooperativa. A ideia é mesmo mostrar para o que serve a cooperativa e os cases de sucesso dos clientes.                                               

  • Quais são atualmente os principais produtos e mercados de atuação da Sensus? Qual a expectativa de crescimento para o próximo ano?

 A Sensus tem uma vocação natural para a automação, é uma empresa que desenvolve soluções para automação das atividades de uma empresa. É o front end das operações. Uma empresa que, por exemplo, possui um sistema de ERP precisa coletar informações para o sistema operar.

A Sensus automatiza esse processo de coleta de informações de forma eletrônica, com tablets, sensores, coletores e temos um produto chave para essa atividade que é o Octopus. Atuamos também na área de consultoria e desenvolvimento em outras áreas, que são processos de apoio.

Consultoria em ERP e integrações com algumas empresas parceiras. Mas o foco mesmo é a automação de atividades, temos a parte de manutenção, manufatura, logística, rastreio de cargas, gestão de estoque, entrega de equipamentos de segurança. Atendemos atualmente cerca de 350 clientes em todos o Brasil. A nossa projeção de crescimento para o próximo ano é de 50% na carteira de clientes. É uma meta ousada, mas é factível.

 

  • Num mercado muito competitivo e em constante mudança, como o mercado de tecnologia, a inovação e a criatividade são pontos chave para o sucesso das empresas. Como a Sensus trata essas questões com a sua equipe e nos seus processos internos?

 Para a Sensus a inovação e a criatividade são fundamentais. Temos algumas frentes dentro da empresa focadas na inovação, algumas demandadas pelos clientes (inovação a partir de uma necessidade do cliente) e temos também internamente um projeto chamado 80/20, no qual a Sensus detem 80% da ideia de negócio desenvolvida e o colaborador que a desenvolveu fica com 20% do negócio. Isso estimular muito a criatividade com a nossa equipe. O colaborador que desenvolveu a ideia também pode toda sexta-feira se dedicar em tempo   integral ao projeto.                

  • Quais novidades podemos esperar da Sensus para 2020?

Em 2020 iremos trabalhar fortemente a área de marketing da empresa no             mercado. As empresas irão ouvir falar bastante da Sensus e também da             cooperativa. Teremos uma pegada muito forte na divulgação da nossa marca.    

  •  Quais são as suas expectativas em relação ao cenário econômico no Brasil? Podemos esperar um cenário mais favorável para o próximo ano?

 O principal entrave da economia era o fluxo de caixa do governo, que sempre operava no negativo. A aprovação da reforma da reforma da previdência e uma possível reforma administrativa, bem como a reforma tributária a ser feita no ano que vem, devem solucionar esse problema. Entendo que a agenda do governo está bem positiva para realmente solucionar as questões que impedem o crescimento da economia. Isso o mercado já está sentindo, então já existe um aquecimento da economia. As perspectivas para o ano que vem são bem positivas, de crescimento real da economia.

Escute no Soundcloud:

-> Para mais contéudos sobre empreendedorismo na região CLIQUE AQUI <-

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui