ENTREVISTA EXCLUSIVA – CAITO MAIA – FUNDADOR DA REDE CHILLI BEANS

O Diretor Editorial do Portal Business SC, Paulo A. Egerland, entrevistou, com exclusividade, Caito Maia o fundador da rede Chilli Beans. Caito esteve em Florianópolis para realizar uma palestra promovida pela ADVB SC e inaugurar uma loja e nos contou um pouco sobre a história da marca, os desafios atuais, planos de internacionalização e deu várias dicas super legais para quem quer iniciar no universo do empreendedorismo. Confira a entrevista:

  • Como surgiu a ideia de criar a Chilli Beans e quais foram os principais desafios enfrentados inicialmente? E os desafios atuais, quais são?

A ideia de criar a Chilli Beans foi realizar um sonho, movimentar um mercado careta, que estava parado. Fazer algo diferente, inovar mesmo. Os desafios atuais continuam os mesmo de quando foi criada a marca. Você precisa renovar, você precisa buscar sempre uma empresa nova, você precisa conseguir mover uma rede com 900 pontos de venda. Nos dias de hoje você tem tanta informação e você continua vivo. Ter a preocupação de se reciclar dando sempre abertura para as informações que estão chegando até você, fazer uma seleção e usar no teu negócio. Isso é muito importante.

  • Quantas unidades a rede Chilli Beans possui atualmente? Como está o processo de internacionalização da marca?

Estamos no mercado fora há quase 10 anos, com quase 100 lojas em 19 países. O processo é muito desafiador, pois você trata com culturas diferentes. Estamos muito contentes porque são lojas bem estruturadas e vamos trilhar um caminho interessante: buscar o mundo!

  • A Ótica Chilli Beans que está sendo inaugurada hoje aqui em Florianópolis (a segunda no país) tem um conceito um pouco diferente das lojas tradicionais da marca que todo mundo conhece. Porque essa diferenciação entre as duas lojas?

O que aconteceu foi o seguinte: a gente percebeu que o consumidor precisava de um momento diferente para o consumo de óculos de grau. Você tem as óticas tradicionais, que não temos nada contra, mas esse modelo trata as pessoas de forma comum, com receita do grau e tudo mais que conhecemos. A gente está trazendo moda, deixando as pessoas livres na loja para escolher o que elas quiserem. Estamos trazendo moda para o mundo de grau. Para isso entendemos que precisávamos de um ambiente mais leve, com música um pouco mais baixa, os vendedores com estilo mais cool para atendermos esse mundo novo que estamos entrando.

Nova Loja da Chilli Beans no Floripa Shopping
  • Você é participante do programa Shark Tank Brasil. Quais são os seus critérios de avaliação para decidir se investe ou não em um projeto de negócio?

Para mim o principal critério que eu uso é o que com o qual eu nasci: é ver o olho do empreendedor vivo, sabe a pessoa feliz, contente, acreditando num sonho. Quando a pessoa começa a fazer muita conta e quer ficar milionário de cara, não é o que pega para mim sabe. Você vê quando a pessoa está sonhando, quando acredita na sua história, isso é importante. Outro critério é quando eu percebo que a pessoa acredita que é preciso ter uma marca forte. Quando eu vejo que tem uma marca forte e um sonho por trás o meu olho brilha.

  • Quais são as principais características que um empreendedor precisar ter para ter sucesso no seu negócio numa economia turbulenta como a do Brasil?

Arroz e feijão, pimenta e amor. Arroz e feijão é faça a conta. Veja se o seu negócio está em pé, se está saudável. É saber se a conta fecha. A pimenta é o seguinte: não copia nada, hoje você tem um mundo de informação a disposição. Não se contente em copiar, busque sempre uma coisa nova, com personalidade que isso irá fazer uma grande diferença. E por fim o amor, acha uma coisa que você gosta de fazer, porque assim você irá enfrentar qualquer dificuldade que surgir no caminho. Essa combinação de arroz e feijão, pimenta e amor é bem legal, é o caminho do sucesso.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui