Entrevista Exclusiva – Adael dos Santos – Presidente da Ajorpeme

A equipe do Portal Business entrevistou o novo Presidente da Ajorpeme – Adael dos Santos que nos contou sobre os planos para a sua gestão, os desafios do empreendedorismo no Brasil, as suas expectativas para a economia em 2020 e alguns conselhos para novos empreendedores. Confira a entrevista:

Quais são os seus principais objetivos e planos para essa nova gestão como
Presidente da Ajorpeme em 2020?

Minha prioridade é estimular a geração de negócios entre os associados e empresas da região, captar benefícios, apoiar o empreendedorismo e articular as reivindicações dos empresários junto ao poder público. Queremos ainda mais reforçar nossos Núcleos – grupos que se reúnem periodicamente para debater temas relacionados ao mercado e fomentar negócios -, vamos apoiar incondicionalmente nossos associados e ampliar a nossa atuação na região Norte de Santa Catarina, reforçando as ações no polo Ajorpeme Araquari, Balneário Barra do Sul e região.

A AJORPEME é reconhecida como uma entidade séria e comprometida com o desenvolvimento das micro e pequenas empresas em Joinville e no estado de Santa Catarina. Quais os principais fatores que levaram a entidade a atingir esse reconhecimento pelo mercado?
A Ajorpeme é a maior associação de micros e pequenas empresas da América Latina. Hoje, somos mais de 2.200 associados e impactamos mais de 30 mil pessoas com nossos serviços e benefícios. Oferecemos soluções para fechar mais negócios, ampliar a rede de contatos, capacitar equipes, cuidar da saúde e muito mais. Além disso, com o apoio de nossos associados, lutamos diariamente pela comunidade de Joinville e região. Também defendemos o tratamento justo e diferenciado do empresário da MPE. Entendemos que as relações são estabelecidas por meio de parcerias, confiança e autonomia. A descentralização, desburocratização, apoio ao empreendedorismo, captação de benefícios e articulação para reivindicações dos empresários junto ao poder público são temas de ordem na casa.

Empreender no Brasil é uma atividade bastante desafiadora. Quais são, na sua visão, os pontos chaves de sucesso para atuais e futuros empreendedores?
Sim, a arte de empreender nos negócios é cheia de obstáculos, principalmente
quando é no início do processo. Nos deparamos com dificuldades que até então nem vislumbramos, pois existe uma ideia e a vontade enorme de empreender, mas não se mede ou conhece todas as áreas de uma empresa e isso pode causar desconforme e até a desistência. Outra situação é saber exatamente o momento ideal do lançamento de seu produto ou novo serviço. Existem algumas variáveis que precisam ser analisadas neste momento.

Quais são as suas expectativas em relação ao cenário econômico no Brasil? Podemos esperar um cenário mais favorável em 2020?
Este é um tema que está muito em evidência entre nós, empresários. Devemos estar cada vez mais atentos para as tendências econômicas. Embora venhamos de uma economia com pouco crescimento nos últimos anos, este início de 2020 já tem se demonstrado diferente não só nos negócios já iniciados, mas nas perspectivas de crescimento da economia já divulgados, passando de 1,2% em 2019 para 2,5% em 2020.

Quais conselhos você daria para as pessoas que estão pensando em iniciar uma carreira de sucesso como empreendedores?
Como sugestão, aconselho sempre conversar com quem já empreendeu e errou, com certeza você vai estar mais preparado para seus desafios ouvindo sobre essas experiências. Contrate pessoas certas e que tenham paixão pelo que façam. Não existe empreendedorismo sem paixão pelo projeto e um propósito definido e alinhado entre todos envolvidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui