Uniedu vai colaborar para a formação de mais 600 acadêmicos da Católica SC

Já estão disponíveis para consulta no site da Católica SC os nomes dos selecionados para o Uniedu (Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina). Neste segundo semestre, havia cerca de 900 candidatos e foram concedidas 620 bolsas de estudo e de pesquisa 50% a 100% para os cursos presenciais, semi-presencial e EAD, sendo 334 para Joinville e 286 para Jaraguá do Sul.

“O investimento do Estado em educação precisa ser em todos os níveis: ensino fundamental, médio e superior. Temos que apoiar o aluno, principalmente os de baixa renda, para que após concluir a educação básica ele consiga acessar o ensino superior. O Uniedu dá esse suporte. É um programa que oferece bolsas de graduação e pós-graduação, tanto stricto sensu quando lato sensu. Então, além do diploma universitário, o Uniedu dá oportunidade para uma especialização. É uma ferramenta poderosa de continuidade dos estudos”, explica o governador Carlos Moisés. “A bolsa não é reembolsável. Ou seja, não é um financiamento que o aluno terá que pagar após a conclusão. É uma oportunidade única”, acrescenta o reitor Diogo Richartz Benke, reitor da Católica SC.

 

Sobre o Uniedu

A participação no Uniedu (Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina) possibilita a oportunidade de ingresso e permanência no ensino superior para uma parcela dos jovens que não teriam condições financeiras de acesso ao ensino superior. Além disso, a contrapartida pelo recebimento das bolsas, onde o bolsista participa de programas e projetos sociais com visão educativa, devolve para a comunidade em forma de ações e serviços o recurso aplicado por meio das bolsas de estudo e pesquisa.

O bolsista do Uniedu que recebe recurso do Fumdes – Artigo 171 tem como contrapartida pelo recebimento de bolsa de estudos o compromisso de não ter reprovações nas disciplinas cursadas. No caso das bolsas de pesquisa, o compromisso firmado é a participação em todas as orientações e a entrega de todas as atividades estabelecidas no cronograma.

Saiba mais: A escola “Fábrica” vai ter dificuldades

Os acadêmicos que recebem a bolsa com recurso do Artigo 170 precisam prestar 20h de serviço em programas e projetos sociais propostos pela Católica em suas atividades de extensão. E os bolsistas de pesquisa com recurso do Artigo 170 devem participar das orientações e entregar todas as atividades acordadas com o professor orientador.

Para candidatar-se à bolsa é preciso estar matriculado nos cursos de graduação em instituições cadastradas na Secretaria de Estado da Educação (SED). O interessado precisa estar cursando a primeira graduação, com exceção dos portadores de diploma de licenciatura curta, quando a fonte de recurso tem o amparo previsto no Artigo 170 da Constituição do Estado.

É muito importante que o candidato interessado nas bolsas do Uniedu leia atentamente o Edital da instituição de ensino, pois dependendo do recurso que ele receber (Artigo 170 ou Artigo 171 – Fumdes), terá direitos e deveres que devem ser observados e cumpridos.

Saiba mais: Reunião Plenária na Acibalc dará início na construção da Lei de Inovação de BC na próxima terça-feira

As inscrições para o primeiro semestre de 2020 devem ocorrer no início de fevereiro. O interessado deve inicialmente efetuar a inscrição eletrônica no site do Governo do Estado. Para a validação desta inscrição, é preciso entregar os documentos solicitados no Edital da Católica SC. Essa etapa é importante para comprovar os dados inseridos no formulário de inscrição e contar um pouco da história e realidade familiar do candidato à bolsa.

A equipe técnica de avaliação conta com pelo menos uma assistente social, dentre outros profissionais. Conforme solicita a lei, o grupo recebe todos os documentos e os avalia, priorizando dentre os candidatos aqueles que tenham maior grau de carência para o recebimento do recurso do Uniedu.

O Uniedu contempla recursos para graduação e pós-graduação. No caso dos cursos de graduação, a instituição de ensino recebe e distribui o recurso do Governo do Estado de SC para os acadêmicos economicamente carentes após a realização do processo de seleção de acordo com edital próprio.

Saiba mais: Curso de Growth Hacking promete desvendar segredos das empresas do Vale do Silício

Para os cursos de pós-graduação, os recursos do Fumdes – Artigo 171 são destinados diretamente para o estudante de pós-graduação que é selecionado pela Secretaria de Estado da Educação de SC, depois de passar pelo processo de seleção por meio de chamada pública.

O candidato também tem a oportunidade de escolher entre as modalidades de bolsa de estudos e de pesquisa. Sendo a bolsa de pesquisa muito importante para que o acadêmico enriqueça seu currículo universitário.

Sobre a Católica SC

A Católica SC é um Centro Universitário com unidades em Jaraguá do Sul, Joinville, Itajaí e Florianópolis. Tem mais de quatro mil alunos em cursos de graduação, pós-graduação, cursos livres e Educação a Distância. Em 31 de agosto, completou 46 anos de atuação, sempre de olho no futuro e na inovação, mas sem esquecer suas origens.

Em Jaraguá, foi fundada em 1973 como Fundação Educacional Regional Jaraguaense (FERJ), uma instituição comunitária sem fins lucrativos. O primeiro curso, oferecido em 1976, foi o de Estudos Sociais e tinha o objetivo de formar professores. Nos anos seguintes foram criados diferentes cursos que buscavam atender às demandas da região e contribuir para o desenvolvimento econômico local.

Saiba mais: Liderança inclusiva: como manter equipes multidisciplinares no ambiente de trabalho?

A unidade em Joinville está localizada no prédio da antiga Wetzel e reforça sua tradição ao ocupar um espaço que faz parte da história da cidade. Tem cursos de graduação e de pós-graduação nas mais diversas áreas e conta com laboratórios e equipamentos de última geração.

O polo em Itajaí fica no piso L3 do Itajaí Shopping Center. Em Florianópolis, está localizado na rua Esteves Júnior, 280, Centro.

-> Para mais contéudos sobre empreendedorismo na região CLIQUE AQUI <-

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui