Católica SC reúne profissionais renomados a partir desta segunda na Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo

Começa nesta segunda-feira, 7 de outubro, a Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo (SAAU) da Católica SC.

As palestras, atividades práticas, bate-papos e workshops vão movimentar Joinville em torno do tema ‘‘(Re)Existir na cidade’’, com foco no debate sobre o movimento de retomada dos espaços públicos. A proposta da discussão é levantar novas formas de ver, entender e de se relacionar com o lugar em que vivemos e sua influência no presente e futuro das nossas cidades.

Desde 2017, a SAAU traz escritórios e profissionais de destaque para abordar temas atuais e de relevância para os profissionais da área. A participação é voltada para alunos, egressos e comunidade. O investimento é de R$ 70 para os três dias de palestras ou de R$25 para um dia. As inscrições podem ser feitas no site do centro universitário.

A SAAU é patrocinada por LOX Textil, Manske & Orzechowski, Paviloche, Shopping Mueller, Art & Idea, Marmoraria Werner, Keep Cad, Docol, Perini Business Park, Ibis Hotel, Ogliari Construtora, Di Fatto Revestimentos e Interiores, Urban Arts, Nova Era Formaturas, ECatarina Pães e Doces. Além disso, conta com o apoio de Wakai Sushi Delivery, La Paglia Doceria, Madrileño e Riskpel. Informações: www.instagram.com/saaucatolicasc/

Confira a programação

Segunda-feira, 7 de outubro

Das 8h às 12h30

• “Gentilezas Urbanas”, com Elisa Fuck e Rafaela Rodrigues, na sala G1 da Católica SC em Joinville: reflexão sobre a importância do papel de arquitetos e urbanistas na cidade, além do aprendizado de aplicação de métodos de design participativo nas atividades. Intuito de pensar.

Saiba mais: Perini City Lab, primeiro One Stop Shop para Smart Cities do Brasil, terá a gestão da Macnica DHW
“Ladrilhos Hidráulicos”, com Laura Bahia e Roberta Silva, no Laboratório de Materiais da Católica SC em Joinville: teoria e prática da fabricação tradicional. Lançamento de ideias que impulsionem esse revestimento histórico das mais amplas possibilidades. Um novo paradigma para o ladrilho e trazer novas possibilidades de formas – desenhos/estampas.

Das 8h às 12h30 e das 14 às 17h
• “Oficina de Representação Arquitetônica”, com Mímesis, na sala B15 da Católica SC em Joinville: apresentação por meio de ferramentas de edição de imagens e de desenhos de um panorama geral de como a representação gráfica e o tratamento de pós-produção influenciam positivamente na compreensão da proposta arquitetônica apresentada. Sejam realistas ou artísticas, tais imagens devem ser compreendidas como uma linguagem, onde os elementos compositivos correspondem a signos com a capacidade de transmitir as sensações que o espaço produzirá ao usuário.
“Grafite: (Re) Existir nas Cidades”, com Bruno Bilbo, em frente à maquetaria da Católica SC em Joinville: breve discussão sobre o grafite como arte urbana e seu papel no embelezamento das cidades e críticas sociais. Em seguida, produção de uma arte em grafite em um espaço da instituição.
Saiba mais: Invictus vence pelo segundo ano consecutivo o prêmio catarinense de excelência
Das 14 às 17h
• “Calungrafia: Workshop de Representação Raiz na Prancheta”, com Thiago Mendes, na Sala G2 da Católica SC em Joinville: apresentação de procedimentos e materiais não convencionais para a realização de esboços e perspectivas, assim como a finalização de plantas, fachadas e perspectivas. É preciso levar marcador, grafite e lápis de cor.
“Bate-papo Podcast de Arquitetura”, com ArquiPapo, na Sala G1 da Católica SC em Joinville: apresentação do ArquiPapo, contando um pouco sobre os desafios, as curiosidades e os principais aprendizados nos últimos três anos de programa. Como é produzir conteúdo de arquitetura sem utilizar imagens? Qual a importância de compreender os contextos? Na sequência, promoção de um bate papo sobre o podcast e a vida profissional dos arquitetos.

Das 19 às 12h
• Palestra “Porque a Rua Dá Medo?”, com Micrópolis.
• Palestra “(Re)existir na Cidade Contemporânea”, com Jonas Lourenço Arquitetura.

Terça-feira, 8 de outubro

Das 8h às 12h30
“QGis”, com Alexandre Drefahl, na Sala G6 da Católica SC em Joinville: introdução ao programa QGis (um software livre com código-fonte aberto, multiplataforma de sistema de informação geográfica que permite a visualização, edição e análise de dados georreferenciados). É preciso levar notebook com o software instalado.

Saiba mais: Cerca de 7 mil pessoas já passaram pelo Wila Gastronômica, novo boulevard gastronômico de Blumenau
“O Despertar para uma Arquitetura Sensorial”, com Jane Maria Hoffmann, na Sala H18 da Católica SC em Joinville: arquitetura sensorial e a utilização do Feng Shui como metodologia projetual em arquitetura. Épreciso levar canetas, canetinhas e lápis.
• “Apropriação de Espaços Subutilizados”, com Nitsche, na Sala G1 da Católica SC em Joinville: “Cidade Desejada”; “Urbanismo e Humanismo”; “Ressignificando Espaços”; “Vivência e Transformação do Espaço”. Um bate papo sobre os conceitos recorrentes nas cidades atuais e seus espaços, com uma saída de campo para vivenciá-los e desenvolver uma proposta de transformação. É preciso levar marcador, grafite e lápis de cor.
• “Lumion”, com GrowArq, na Sala G2 da Católica SC em Joinville: utilização inteligente e integrada do software Lumion. Renderizando ambientes de maneira melhor e mais fácil. É preciso levar notebook com softwares instalados (Revit e Lumion 8.4).

Das 14 às 17h
• “Manifesto Urbano”, com Teu Tua, na Sala G6 da Católica SC em Joinville: discussão e desenvolvimento do processo criativo e produtivo sobre a temática em vídeo. A ideia central é se desafiar em qual voz podemos criar em um coletivo, em apenas uma tarde e soltar no mundo. É preciso levar celular.
“Intervenções Digitais”, com Gabriela Dalcin Pires, na Maquetaria da Católica SC em Joinville: prototipagem de uma forma de intervenção que instigue as pessoas e promova a possibilidade de intervenções reais. É preciso levar canetas, canetinhas e lápis.

Das 19 às 12h
• Palestra “MMBB Projetos Recentes”, com MMBB Escritório.
• Palestra “Casas Jajja e as Novas Formas de Habitar”, com Mariana Montag.

Quarta-feira, 9 de outubro

Das 8 às 12h30
“Croquis Urbanos”, com Marianne Gomes e Claudio Silva, na Sala G1 da Católica SC em Joinville: desenvolvimento de croquis urbanos a partir de objetos do dia-a-dia.
“Diagramação de Pranchas”, com Luana Steffens, na Sala G8 da Católica SC em Joinville: conceitos básicos de diagramação, design e como aplicar os conceitos no programa Corel Draw de forma prática. É preciso levar notebook com Corel Draw instalado.
“Mentes Criativas para Mentes Empreendedoras”, com Linha 7, na Sala G6 da Católica SC em Joinville: empreendedorismo aplicado na arquitetura.

Das 8h às 12h30 e das 14 às 17h
“Maquetes de Paisagismo”, com Rodrigo Philippi e Alexandre Drefahl, na Maquetaria da Católica SC em Joinville: workshop para representação em maquete, de áreas livres e seus elementos naturais como vegetações diversas, água, pedras, pisos e mobiliário. Serão abordadas representações conceituais e realistas em diversas escalas.
“Tendência x Destino”, com Y Arquitetos, na Sala G2 da Católica SC em Joinville: evidenciar a diferença entre tendência e destino, pensando a distopia/utopia como ferramentas de análise para desenhar o espaço construído onde novamente (ou ineditamente) o ser humano torna-se protagonista.

Das 9h30 às 11h
• “Combinação de Quadros”, com Essência Feng Shui, na Urban Arts (General Valgas Neves, 188, Atiradores, Joinville): Feng Shui e composição de quadros para interiores.
Saiba mais: E-commerce de moda é pioneiro no uso de nova tecnologia para melhorar experiência de compra
Das 14 às 17h
“Intervenção Urbana”, com Mariana Costa, Juliane Depin, Francine Tavares e Odair Junior, na Sala G1 da Católica SC em Joinville: explorando a vida obscura dos espaços urbanos abandonados e propostas de planejamento alternativo para a cidade perfurada.
“Fotografia de Maquetes”, com Thiago Maso, na Sala B15 da Católica SC em Joinville: fotografia de maquetes e tratamento de imagens. É preciso levar computador com softwares instalados (Illustrator, Photoshop e Indesign).

Das 19 às 12h
• Palestra “A Cidadania como Eixo Articulador da Construção de Cidades Justas, Sustentáveis e Democráticas”, com Instituto Pólis, na sala H20 da Católica SC em Joinville.
• Palestra “Outras Formas de Fazer Arquitetura”, com Andressa Lopes, na sala H20 da Católica SC em Joinville.

Sobre a Católica SC

A Católica SC é um Centro Universitário com unidades em Jaraguá do Sul, Joinville, Itajaí e Florianópolis. Tem mais de quatro mil alunos em cursos de graduação, pós-graduação, cursos livres e Educação a Distância. Em 31 de agosto, completou 46 anos de atuação, sempre de olho no futuro e na inovação, mas sem esquecer suas origens.

Em Jaraguá, foi fundada em 1973 como Fundação Educacional Regional Jaraguaense (FERJ), uma instituição comunitária sem fins lucrativos. O primeiro curso, oferecido em 1976, foi o de Estudos Sociais e tinha o objetivo de formar professores. Nos anos seguintes foram criados diferentes cursos que buscavam atender às demandas da região e contribuir para o desenvolvimento econômico local.

A unidade em Joinville está localizada no prédio da antiga Wetzel e reforça sua tradição ao ocupar um espaço que faz parte da história da cidade. Tem cursos de graduação e de pós-graduação nas mais diversas áreas e conta com laboratórios e equipamentos de última geração.

O polo em Itajaí fica no piso L3 do Itajaí Shopping Center. Em Florianópolis, está localizado na rua Esteves Júnior, 280, Centro.

-> Para mais contéudos sobre empreendedorismo na região CLIQUE AQUI <-

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui