O que move as empresas do século XXI?

Como inspirar de modo a motivar as pessoas é um dos grandes questionamentos feitos pelos líderes e organizações atualmente. Organizações onde há líderes inspiradores reconhecem seus propósitos. Simon Sinek, o criador da teoria do “Círculo Dourado”, diz que todas empresas sabem o que fazem, algumas entendem como, mas poucas sabem por quê. Quando as pessoas conseguem entender as razões de suas funções e o valor de sua colaboração, a motivação e desempenho inevitavelmente aumentam.

Essa é a ideia fundamental do conceito de Propósito Transformador Massivo (MTP na sigla em inglês): causar uma transformação massiva nas empresas, marcas e pessoas. O MTP leva em conta que as pessoas só podem transformar o mundo com um propósito. Trata-se de uma abordagem comprovadamente eficaz no sentido de desencadear resultados nas organizações em uma época que desafia grande parte do nosso sistema de crenças. Um propósito transformador ajuda as pessoas a pensarem de maneira diferente, o que pode aumentar consideravelmente a produtividade de uma equipe e, consequentemente, o sucesso da empresa.

Novas habilidades

Da mesma forma que é requisitada a adoção de novos modelos de negócios e estratégias, também é preciso desenvolver novas habilidades para compor um perfil de sucesso para líderes ou gestores. O MTP é capaz de atrair e manter talentos; mudar o foco da empresa de política interna para impacto externo; e manter o time unido durante os períodos de crescimento rápido ou de estresse.
É importante destacar que o MTP não é apenas a declaração de missão de uma empresa, mas a expressão do propósito unificador mais profundo, com o objetivo de inspirar coração e mente das pessoas e fornecer uma direção clara a todos os envolvidos.

MTP e o crescimento exponencial das organizações

Empresas como Google e Facebook conseguiram transformar o mundo, não porque foram criadas por gênios, mas porque começaram com o Propósito Transformador Massivo. O conceito foi apresentado pelo autor e empresário Salim Ismail, em 2014, no livro Organizações Exponenciais, em co-autoria com Mike Malone e Yuri Van Geest. No livro, a equipe analisou as 100 organizações que mais cresceram e sintetizou suas principais características. Eles descobriram que todas as empresas da lista tinham um enorme objetivo transformador. Segundo Ismail, um MTP é um novo paradigma maior do que apenas uma declaração de missão. É um propósito altamente aspiracional que tenta resolver um problema global.

O processo de criar um MTP envolve alguns questionamentos profundos sobre a organização. Por exemplo: Por que a organização existe? Como a organização resolverá o problema? Qual o seu impacto global? Um MTP exige que sua mente quebre todos os modelos antigos sobre como realizar uma tarefa. Ele inspira inovação e permite que você pense fora de suas próprias restrições e crie um novo modelo para apoiar o crescimento exponencial.

Independentemente do seu tamanho atual, as empresas que querem crescer devem construir um propósito transformador massivo, pois a abordagem tradicional não é mais tão eficiente. Se existe um propósito claro no desenvolvimento das organizações, há uma razão para o trabalho que está sendo desenvolvido, algo que inspire a ação. Essa nova atitude pode gerar transformação significativa para um segmento de mercado, indústria, comunidade, e até mesmo para o mundo. E como disse Jorge Paulo Lemann, “sonhar grande e sonhar pequeno dão o mesmo trabalho”, então vamos ter propósitos grandiosos para transformar a nossa realidade.

Próxima coluna: A escola “Fábrica” vai ter dificuldades

D.J. Castro – Nexia Branding
D.J. Castro formou-se em 1996 em Propaganda e Marketing pela ESPM de São Paulo. Cursou Pós-Graduação em Design na Escola de Belas Artes-SP e MBA em Negócios da Moda pelo IBMODA-SC. É especialista em Gestão de Negócios e Marketing pela Fundação Dom Cabral.Em 2012, D.J. Castro criou a NEXIA BRANDING, consultoria que une gestão estratégica de marcas e marketing para gerar inovação e transformar negócios.A Nexia desenvolveu projetos para marcas como HBSIS, Previva, BR Conselhos, 0800net, Ellevo, Grupo Unite (Segmento de TI), Beagle (moda masculina e feminina), Boca Grande (Moda Infantil), Primundo (viagens e turismo), Juréia Alimentos, Decanter Vinhos Finos, Cálix Vinhos, Cerveja Blumenau, LPR Brasil (Comércio Exterior), entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui