O Planejamento Estratégico de Marketing e o sucesso das empresas

O sucesso das empresas está diretamente relacionado à sua capacidade de se conectar com o mercado. Quem entende melhor o mercado, consegue alcançar mais pessoas, para vender mais e melhor.

Para ter eficiência, a estratégia, nas organizações, deve ser aplicada nas definições do planejamento estratégico, nos processos de administração e nos momentos de tomadas de decisões da alta gestão.

Além disso, as ações dentro da empresa devem ser alinhadas nos níveis: estratégico (alta direção da empresa), tático/administrativo (gerência) e operacional. Sem alinhamento em todos os níveis, a empresa não conseguirá implementar a estratégia pretendida.

De nada adianta um plano de negócios perfeitamente elaborado, se não há uma estratégia de marketing que o sustente. O planejamento estratégico de marketing é um pilar fundamental para que as empresas alcancem seus objetivos de negócios.

Para que um plano de marketing seja desenvolvido, especialmente para empresas iniciantes ou marcas entrantes em novos mercados, é imprescindível determinar claramente o posicionamento da marca, seu propósito, princípios e demais conceitos, para que se tenha parâmetros para focalizar as definições de objetivos, estratégias e ações de marketing.

Os objetivos do plano devem ser claramente definidos, específicos, mensuráveis, realísticos e desafiadores, para que a empresa possa, de forma organizada, neutralizar ameaças e aproveitar oportunidades de mercado.

 

Analisar para planejar

O plano de marketing precisa ser baseado em uma análise precisa da situação atual do mercado, entendendo os pontos fortes e fracos da empresa, ameaças e oportunidades apresentadas pelo mercado, conhecido como Análise SWOT.

Um bom plano explica as situações atuais e futuras da organização (diagnóstico e prognóstico), específica os resultados esperados, descreve as ações específicas, identifica os recursos necessários e define os controles que permitam o monitoramento de cada ação e os seus resultados.

Uma boa gestão de marketing compreende a definição clara do planejamento estratégico de marketing dentro desses parâmetros e a sua constante correção e reavaliação a partir das necessidades percebidas durante a implementação do plano. O processo de gestão é dinâmico e tem que se adaptar a uma mudança constante de cenários nos diversos níveis de atuação da marca e da empresa no mercado.

 

Plano X Planejamento

É importante notar a necessidade de se distinguir dois termos: O Planejamento Estratégico de Marketing envolve as funções de análise e planejamento no nível estratégico e tem uma duração maior (revisões em períodos mais longos); já o Plano de Marketing incorpora as funções de implementação e controle no nível tático e é um processo constante realizado pelos gestores de marketing durante a implementação das ações definidas pelo planejamento.

Um fator crítico para o sucesso do planejamento é uma análise criteriosa da situação de mercado, considerando os fatores internos e externos, e o ambiente competitivo.

Para que o planejamento de marketing seja funcional e efetivo, é importante definir a estrutura do departamento de marketing necessária para implementar as ações e também os recursos necessários e sua utilização em cada etapa do processo.

Além disso, é importante descrever as condições necessárias para o controle do plano, como frequência de acompanhamento, formato dos relatórios, datas críticas de atenção. Assim, constrói-se um Sistema de Informação de Marketing, que envolve os controles estratégicos de longo prazo ou abrangência e os processos de administração da implementação do plano tático.

A gestão de marketing de sucesso é baseada em acompanhamento constante, ajustes de rota e reavaliações, sempre com foco nos objetivos.

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D.J. Castro – Nexia Branding
D.J. Castro formou-se em 1996 em Propaganda e Marketing pela ESPM de São Paulo. Cursou Pós-Graduação em Design na Escola de Belas Artes-SP e MBA em Negócios da Moda pelo IBMODA-SC. É especialista em Gestão de Negócios e Marketing pela Fundação Dom Cabral.Em 2012, D.J. Castro criou a NEXIA BRANDING, consultoria que une gestão estratégica de marcas e marketing para gerar inovação e transformar negócios.A Nexia desenvolveu projetos para marcas como HBSIS, Previva, BR Conselhos, 0800net, Ellevo, Grupo Unite (Segmento de TI), Beagle (moda masculina e feminina), Boca Grande (Moda Infantil), Primundo (viagens e turismo), Juréia Alimentos, Decanter Vinhos Finos, Cálix Vinhos, Cerveja Blumenau, LPR Brasil (Comércio Exterior), entre outros.

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