On-Demand: Entenda o que é e como funciona esse serviço

Veja a facilidade e a simplicidade dessa tecnologia

Nos dias de hoje, o que atrai os olhos de qualquer pessoa é a praticidade. Ter o que deseja de uma forma simples e rápida faz com que nosso dia a dia seja mais fácil. Isso se torna uma espécie de consumo, podendo ser sobre qualquer serviços oferecido.

O nome desse tipo de comodidade é On-Demand, muitas pessoas já fazem uso disso no seu dia a dia mas não sabem. Contudo, ainda existe uma grande nuvem sobre o assunto que acaba gerando dúvida. Pensando nisso, resolvemos trazer algumas informações para ajudar. Dá uma olhada:

O que é On-Demand?

Traduzindo do inglês livre, a palavra “On Demand” significa “Sob Demanda”. Isso quer dizer que, os serviços existem e estão lá, mas apenas entram em verdadeiro vigor quando forem solicitados. Ou seja, ele funciona a base das necessidades dos seus clientes e consumidores.

Essa função é oferecida por diferentes tipos de canais, atualmente. Incluindo conteúdo, música, entretenimento, produtos e espaços. A grande sacada é que isso está se tornando o futuro de muitas companhias.

Tipos de serviços: 

É uma experiência revolucionária que nos faz caminhar em direção a praticidade. Para cada serviço On-Demand super conhecido hoje, existia um serviço produzido em massa antes que causava desperdício e falta de economia. Para esclarecer melhor, trouxemos alguns dos principais.

Música 

Antigamente, quando gostávamos de uma banda ou de uma música específica, era preciso adquirir um cd, mesmo que fosse para escutar apenas uma faixa. Isso fazia com que a economia no mundo da música girasse, porém existiam alguns problemas para os ouvintes.

Na época, era necessário espaço para acumular todos os cds, separá-los propriamente quando se queria ouvir algo quando saísse de casa. Com o avanço dos serviços On-Demand, hoje são oferecidas plataformas mainstreaming que requerem pagamentos mensais ou anuais para possibilitar o acesso para toda e qualquer música que o assinante quiser. Sem nenhum tipo de limite quanto a memória ou quantidade de músicas a serem baixadas.

Exemplos de serviços ligados a música são: Spotify, Deezer e Tidal.

Filmes e seriados 

O mesmo que acontecia com filmes, a diferença era que o produto em questão eram dvds. Outra questão era o tempo que era necessário esperar para ver um filme que tinha acabado de sair do cinema. Hoje em dia, esse tipo de problema foi resolvido. Existem diferentes plataformas que também possibilitam o acesso aos filmes e séries desejados.

Para os filmes que são lançamentos, é possível alugar por período determinado. Um grande exemplo dessa plataforma é a Netflix, que além de possibilitar o acesso, ainda investe produções especiais para os assinantes.

Televisão

Antes, quando um assunto era televisão, para assistir o programa desejado era preciso estar em tempo de assistir exatamente no horário. Não havia reprise ou chance de guardar aquilo para si, a não ser que futuramente fosse lançado um dvd ou fita cassete.

No On Demand, canais de tv disponibilizam plataformas alternativas pagas em que você pode assistir a toda programação a hora que você quiser. Um exemplo é o Globo Play, onde os assinantes podem ver novelas antigas ou atuais, programações especiais e muito mais.

Logística 

Uma das maiores revoluções da tecnologia On-Demand é a logística. Quando comparado aos dias antigos, em e-commerce ou lojas físicas, era preciso ter um espaço para estocar todos os produtos que seriam disponibilizados para compra, como estoques ou galpões próprios para isso.

Isso causava transtorno e uso desnecessário de um ambiente que poderia ser melhor aproveitado. Hoje em dia, com a logística on-demand, você pode utilizar a guarda de móveis para armazenar os produtos e acessá-los apenas quando necessário. Ou seja, quando alguém demonstrar interesse no item.

Outra alternativa é deixar parte do estoque em uma das unidades, assim, grande parte do lugar será reaproveitado.

-> Para mais contéudos sobre empreendedorismo na região CLIQUE AQUI <-

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui