Entenda a importância da consultoria para agências de publicidade

As maiores agências de publicidade do mundo têm enfrentado crises, entenda quais são os caminhos para que não fechem as portas

Nos últimos três anos o futuro das agências é um tema que tem gerado intensas discussões. O que não resta dúvidas é a necessidade de transformação. A consultoria para agências de publicidade é um trabalho que tem apontado direcionamentos eficientes em comunicação e gestão, combinações do futuro para qualquer agência que deseja permanecer ativa no mundo VUCA.

Confira a seguir as reflexões da Plano Consultoria Empresarial sobre os principais desafios enfrentados pelas gigantes do mundo inteiro e quais são as saídas apresentadas pelo serviço de consultoria para agências de publicidade.

A palavra da vez é: GESTÃO! 

As empresas de consultoria empresarial, como a americana Accenture, por exemplo, já compreenderam a necessidade de unir o conhecimento sobre gestão estratégica no modelo de negócio na agência de publicidade. Será fundamental entender sobre modelagem, reestruturação financeira e contar com métodos ágeis na mensuração dos resultados.

Ao obterem o conhecimento necessário sobre gestão as agências irão compreender que muitas vezes o seu cliente necessita para além de uma proposta de publicidade, da reformulação interna de estratégias para que a campanha possa repercutir em resultados satisfatórios.

Convergência = publicidade atua em conjunto com consultorias financeiras 

Um exemplo de agência que está adotando a pegada de gestão é a REF que lançou recentemente um departamento de consultoria estratégica para gerenciar projetos de comunicação em parceria com outras empresas focadas em gestão financeira.

Devido a forte necessidade do cliente de acompanhar os resultados e retorno financeiro da campanha, a REF desenvolveu essa parceria a fim de disponibilizar um serviço completo que inclui a contabilização e o retorno de todo o valor investido.

Foco na experiência! 

A experiência do cliente substituiu o glamour das propagandas de publicidade que repercutiram por bastante tempo. O que o consumidor considera sobre o produto e o seu comportamento, seja na vida pessoal, profissional e sob o viés socioeconômico, são informações valiosas para as agências de publicidade.

Com o Big Data  e a maior facilidade de obter esses tipos de dados, já existem agências de publicidade investindo na criação de metodologias para proporcionar a experiência digital sobre serviços e operações.

As agências devem atender às seguintes demandas:

  • Ouvir;
  • Propor novas estratégias;
  • Enxergar sob a óptica do cliente da agência;
  • Enxergar sob a óptica do cliente da empresa que contrata a agência;
  • Ordenar informações;
  • Solução tomada a partir da integração dessas perspectivas ;
  • Mensurar resultados.

Colaboração – adeus aos sistemas rígidos 

Por trás de todo visual ‘descolado’ das agências observamos que ainda existe muita rigidez e burocratização. Será fundamental na consultoria para agências de publicidade resgatarmos a inteligência colaborativa e desconstruir ambientes engessados, que travam e inviabilizam a fluidez do trabalho.

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