Acionar a gestão estratégica é fundamental em tempos de instabilidade econômica

Negócios que investem nesse modelo de gestão se destacam e se desenvolvem no mercado

A Gestão estratégica apresenta a direção que a empresa deve tomar em diferentes cenários. É muito importante para o gerenciamento eficiente dos recursos e principalmente, em cenários de turbulências econômicas.

O plano auxilia o gestor a alterar ou acrescentar novas medidas para alcance dos objetivos levando em conta a situação atual e a integração eficiente dos diferentes setores na empresa.

Quando o negócio possui um planejamento estratégico, mas não coloca em prática, há grandes chances de ter prejuízos, uma vez que ambos se complementam no processo de gerenciamento eficiente.

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Nesse artigo, a Plano Consultoria, apresenta qual a função da gestão estratégica na empresa e algumas razões para acionar esse recurso essencial na hora de tomar decisões ou fazer mudanças necessárias para tornar a empresa mais competitiva no mercado.

Na gestão estratégica existem as seguintes ações:

  • Diagnóstico;
  • Formulação;
  • Implantação;
  • Acompanhamento.

Diagnóstico

Mapeamento sobre a situação atual da empresa, levando em conta fatores externos e internos, conhecido como análise SWOT. No diagnóstico, serão levantados dados de análise para avaliar os pontos fortes e fracos da empresa diante da concorrência e como é impulsionada para o alcance dos objetivos atuais.

A partir dessa análise, o gestor terá em mãos dados importantes sobre a produtividade na empresa em diferentes setores e as características positivas e negativas que influenciam na entrega do valor da empresa, ou seja, qualidade dos produtos ou serviços ofertados ao cliente, o que chamamos de Cadeia de Valor.

Formulação

Com o diagnóstico elaborado é o momento de colocar em ação a gestão estratégica e a formular os possíveis caminhos. A formulação tem o objetivo de posicionar o negócio de maneira competitiva com intuito de superar a concorrência e usar o máximo do potencial da equipe, conforme as habilidades e competências individuais previstas na análise.

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Nessa etapa alguns pontos serão levantados como: plano de ação; orçamento para as diferentes atividades; objetivos de cada ação e riscos. É muito importante ao formular o plano de ação apontar os resultados a serem alcançados, assim como alinhar a estratégia de acordo com o orçamento empresarial.

Implantação/Supervisão

É o momento de medir os resultados alcançados e a eficiência da gestão estratégica. É muito comum as empresas possuírem dificuldade nessa etapa, afinal não é fácil mensurar de maneira detalhada o empenho específico de cada setor e a influência nos resultados finais.

O monitoramento da estratégia é um ponto essencial e para facilitar esse acompanhamento é indicado o Key Performance Indicators (Indicadores Chave de Desempenho). Durante a implantação serão avaliados alguns pontos:

Os objetivos estão sendo alcançados?

  • Como ocorre a comunicação e integração dos setores responsáveis? Apresenta eficiência?
  • Houve alteração externa no mercado que impactou o plano de ação?
  • O orçamento está sendo respeitado?
  • Há necessidade de revisão da estratégia ou execução específica em um departamento?
  • Acompanhamento/Análise dos resultados

As ferramentas de mensuração são recursos imprescindíveis no momento de realizar análise dos resultados, seja das finanças, práticas de marketing ou da própria gestão estratégica.

As principais ferramentas utilizadas na gestão estratégica são:

Análise SWOT: os gráficos mensuram o ambiente interno externo relacionado a empresa e quais são os seguintes pontos: Forças; Fraquezas; Ameaças e Oportunidades frente a concorrência.

Matriz BCG: é uma ferramenta muito útil para analisar o impacto dos produtos e serviços no mercado e qual o potencial de crescimento. Através dessa mensuração é possível avaliar estratégias como aumento da participação no mercado, manter ou eliminar o produto ou serviço por não gerar rentabilidade.

SW2H: aplicada no plano de ação a SW2H é uma ferramenta de gestão que avalia resultados a partir da realização de perguntas necessárias antes de acionar um plano ou gestão estratégica.

Exemplo: o que será implantado?; Por que essa ação está sendo executada?; Como está sendo executada?; Onde; Quem? (responsáveis); Quando? (prazo para execução); Quanto? (valor do projeto). É uma ferramenta simples, mas útil para manter a equipe informada de maneira objetiva e com foco.

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Na gestão estratégica é preciso considerar:

Gestão empresarial: capacidade de gerir com assertividade e foco no mercado, além do preparo para possíveis instabilidades econômicas;

Gestão de pessoas: liderança e gestão de pessoas com foco em habilidades e competências. Avaliar se a empresa valoriza o fator humano, como aplica e a importância de fortalecer a cultura organizacional para retenção de talentos;

Gestão de vendas e custos: gerir custos com eficiência não é simplesmente reduzir preços, mas tornar o processo de produção e serviço eficiente, com foco no interesse do consumidor e na produtividade. Como exemplo a necessidade de investir numa ferramenta de gestão ou eliminar o uso de uma embalagem que custa mais e não é importante ao consumidor.

Por que a gestão estratégica contribui em resultados assertivos?

A gestão estratégica oferece informações detalhadas da “dor” da empresa e tudo o que precisa melhorar, manter ou impulsionar para o crescimento e competitividade. Após a análise dos pontos importantes cria-se um plano de ação com foco no objetivo, seja ele vendas, inovação, competitividade ou controle das finanças.

Ao seguir a gestão estratégica os resultados são assertivos, uma vez que o plano de ação é abrangente e vai desde a gestão empresarial e financeira, até a gestão de pessoas e recursos humanos. Afinal, a motivação interna e aspectos bem aplicados de liderança são essenciais no rendimento de toda a equipe, o que reflete nos lucros e posicionamento no mercado

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