3 dicas para a mudança de Mindset nos negócios

É possível mudar de mentalidade a qualquer momento; saiba

A tradução literal de mindset soa como “mente configurada”, o que resumidamente se relaciona com a maneira como a pessoa enxerga o mundo. Mas a maneira como se ‘vê o mundo’ muda frequentemente, portanto, essa configuração também pode ser ajustada ao longo do tempo.

A visão de mundo é baseada em crenças, valores e opiniões que são incorporadas durante o desenvolvimento humano. As situações podem ser interpretadas de forma positiva e negativa e é possível mudar a maneira de enxergá-las.

Mudança de Mindset – contribuição para a vida pessoal e profissional

Segundo a Plano Consultoria, especializada também em mudança e desenvolvimento, a mudança de mindset pode contribuir grandemente para o ambiente organizacional. Quando o profissional consegue compreender, por exemplo, que pode controlar a própria mente e que não é o contexto externo que o controla, adquire a capacidade de reconfigurar a maneira de pensar, o que o leva a considerar principalmente os aspectos positivos.

Dentre as definições de mindset ou mentalidade, estão:

  • Qualidade mental;
  • Estado de espírito;
  • Estado psicológico;
  • A mente;
  • Movimento intelectual;
  • Maneira de pensar e de realizar julgamentos

Há um termo constantemente utilizado relacionado ao mindset, se trata da mentalidade de crescimento, que é caracterizada por um estado psicológico de constante crescimento e aprendizado. Quando o tema é mudança de mindset, uma das mais importantes referências no assunto é o trabalho da psicóloga e pesquisadora americana, Carol Dweck.

Carol defende que há dois modelos de mentalidade: mentalidade de crescimento ou mentalidade fixa. Aqueles que apresentam uma mentalidade de crescimento têm uma crença de que seus talentos podem ser constantemente desenvolvidos e de que novas habilidades podem ser adquiridas.

Já as pessoas que têm uma mentalidade fixa, creem que os talentos são inatos e, por essa razão, prejudicam o próprio desenvolvimento mediante as suas crenças pessoais.

Quando os colaboradores em uma organização assumem uma mentalidade de crescimento, se tornam cada vez mais capacitados e comprometidos, o que faz com que a empresa avance no caminho do sucesso.

Impacto do Mindset de Crescimento no ambiente profissional

A mudança de mindset nem sempre é algo que ocorre individualmente por parte do colaborador, na maioria dos casos, parte da organização o incentivo à equipe para a mudança de padrões incorretos de pensamento.

No cotidiano, muitas pessoas desistem de alguma tarefa por não se sentirem aptas a determinada atividade, há muitos que afirmam, mesmo em tom de brincadeira, que não ‘nasceram para a matemática’, ‘que odeiam escrever’, ‘que não entendem nada sobre estatísticas’, dentre tantas outras crenças limitantes.

Carol Dweck fala no TED Talk sobre o poder do ainda, que resumidamente se trata da consideração de que as pessoas estão em uma curva de aprendizado, o que as torna aptas a sempre melhorarem e a se desenvolverem, conquistando os seus objetivos.

Em uma organização, os colaboradores que acreditam que sempre podem melhorar, recuperar atrasos no próprio desenvolvimento e até mesmo vir a superar os talentos naturais de outras pessoas, são aqueles profissionais valiosos que estabelecem com a empresa da qual fazem parte uma relação de parceria rumo ao sucesso.

Freddie Mercury, vocalista da banda Queen, cuja biografia foi recentemente apresentada no filme Bohemian Rhapsody, é um bom exemplo de mentalidade de crescimento, que foi capaz de influenciar os demais integrantes da banda, destacando-a no cenário do rock mundial como uma lenda. A mudança de mindset pode levar as pessoas aonde elas quiserem ir.

Quando se fala em mudança de mindset, outro tema corriqueiro é o mindset financeiro (mentalidade financeira). Muitas crenças limitantes também fazem parte desse universo, como ‘não entendo nada de dinheiro’, ‘não tenho capacidade de administrar o meu dinheiro’, ‘sou muito descontrolado (a) com dinheiro’, dentre outras.

Especialistas acreditam que com treinamento é possível eliminar essas crenças limitantes e alcançar um modelo de mindset de sucesso.

Mudança de Mindset – adotando uma nova mentalidade

Com uma mentalidade de crescimento, as pessoas não enxergam mais os obstáculos como barreiras, mas como oportunidades. Essa mudança de mindset pode influenciar os setores de criatividade e inovação nas organizações. À medida que os desafios se tornam maiores, os resultados se tornam ainda melhores.

Assim como orienta a psicóloga Carol Dweck, quando alguém pensa que não é suficientemente bom em algo, pode começar a acrescentar o ‘ainda’ no final das frases. Uma das bases da mudança de mindset é pensar no aprendizado como processo contínuo.

Darwin certa vez declarou que era considerado por todos os seus mestres e, inclusive, por seu pai, como alguém de intelecto comum, abaixo do padrão, mas o cientista tinha um mindset de crescimento, que o levava à perseverança.

Para muitas pessoas, o tema mudança de mindset parece ‘mirabolante’ como um esforço desmedido para sempre ver as coisas sob uma melhor perspectiva, mas essa também é uma crença limitante. No mundo das organizações, os excelentes resultados surgem de mentalidades de crescimento que acreditam no constante aperfeiçoamento por meio da busca de conhecimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui