Antes de realizar o sonho da casa própria: Dicas para planejar tudo perfeitamente

Inúmeras pessoas todos os dias sonham em conquistar sua casa própria e sair de uma vez por todas do aluguel. Devido aos altíssimos preços do aluguel muitos jovens e adultos buscam garantir sua casa própria já que vão continuar pagando um determinado valor por mês, caso for financiado, mas ao fim o imóvel estará todo quitado e a preocupação de ter aquele valor todo mês e as vezes com ajuste não irá mais existir.

Embora toda a vantagem que existe na compra da casa própria alguns deságios são encontrados no meio do caminho. Altos preços a depender da localização, necessidade de uma parte do valor avista, parcelas com valores altos, pagamento de taxas e o Imposto Predial e Territorial Urbano.

Adquirir um imóvel é um grande evento e demanda muito planejamento, não só em relação ao dinheiro, mas também em relação a todo o processo de aquisição, sendo necessário saber quais as opções disponíveis para realizar o grande sonho da tão sonhada casa própria.

Por ter um alto valor é necessário ter muita disciplina para conseguir realizar esse grande feito e todos que sonham com isso devem seguir esses passos:

Organize-se financeiramente: Coloque no papel quanto você ganha e quanto está disponível para a compra, corte curtos desnecessários e defina determinadas metas para economizar dinheiro.

Mantenha o foco: é muito importante durante esse período não cair em tentação, por isso mantenha o foco e a disciplina, mantenha o objetivo sempre acesso na cabeça para não acabar se enrolando nas finanças.

Invista em aplicações: o dinheiro que está sendo economizado para a compra pode muito bem ser colocado em investimentos como CDB, Tesouro direto, LCA e outros investimentos que farão seu dinheiro render e contribuir para a compra do seu imóvel.

Pesquise muito: cada um vive a sua realidade e tem noção sobre ela, então é muito importante pesquisar bem antes de realizar a compra. Pesquisar a localização, o deslocamento que terá que fazer para chegar a determinados locais que vai com frequência, o custo de vida na região, a segurança que irá ter morando lá, as contas que irá pagar e entre outros pontos importantes. Uma boa ação a ser feita, se possível, é verificar uma média de preço do IPTU 2022 para ter uma noção do quanto lhe será cobrado futuramente.

Feito todos esses passos e decidido se o imóvel será comprado avista, se tive o valor completo, ou financiado chega a hora da tão sonhada mudança para a casa própria.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *