Projeto EcoRoca apresenta resultados positivos para o meio ambiente

Água, energia e resíduos norteiam o programa que tem feito diferença para o meio ambiente

A fim de deixar um legado que contribua positivamente para as futuras gerações, desde 2006 a Roca Brasil implantou o EcoRoca, projeto que tem como objetivo integrar o respeito pelo meio ambiente a todos os processos de produção mediante o controle da emissão de resíduos gerados pelas plantas industriais. Após 13 anos desde a sua implantação, que teve início nas áreas que dizem respeito ao cuidado com água, resíduos e energia, a Roca Brasil fortaleceu sua atuação com a inclusão do Eco Roca Ambiental, setor da empresa responsável pela Gestão Ambiental e que consiste no controle de licenças, atendimento normativo/legislativo e questões burocráticas, entre outras.

A Roca Brasil possui 8 parques fabris para a fabricação de louças, metais e assentos sanitários e móveis para banheiros. O projeto EcoRoca já foi implementado em 80% das unidades: Jundiaí (SP), Santa Luzia (MG), Serra (ES) e Recife (PE).

Saiba mais: Cultivos de moluscos de Barra e Laranjeiras estão liberados para o consumo

 “A iniciativa da Roca Brasil em reduzir os resíduos emitidos pelas plantas fabris reflete um dos principais pilares da empresa: o compromisso com a proteção ao meio ambiente. Preocupação que já estava presente em seus produtos, desenvolvidos para trazer soluções inovadoras para economia de água e energia”, reitera Pau Abelló, presidente da Roca Brasil.

EcoRoca Água

Essa vertente do projeto visa a redução do consumo de água por intermédio de avanços no processo de fabricação e a prática de reuso do recurso natural. A Roca Brasil investiu em medidas como a implantação de Estação de Tratamento de Água, garantindo assim a reutilização de 100% desse efluente para fins industriais.

Além disso, ajustou equipamentos e processos de fabricação para utilização de água de reuso e investiu na substituição de máquinas e equipamentos para novos modelos com maior eficiência e menor demanda de consumo de água. Constantemente a empresa também promove treinamentos e a conscientização dos colaboradores para estimular a redução do uso de água.

As medidas implementadas resultaram na redução de 52% de redução de água no processo produtivo nos últimos 10 anos. Dessa maneira, até 2018 a Roca Brasil economizou 1 bilhão de litros de água no processo produtivo que, segundo informações das Organizações das Nações Unidas (ONU), é suficiente para abastecer mais de 4 mil famílias durante o período de 1 ano.

EcoRoca Energia

Para a energia, o EcoRoca tem como objetivo reduzir o consumo energético e as emissões atmosféricas (CO2). Em dez anos, a redução do consumo térmico e elétrico foi de 18%. Já a diminuição das emissões dos gases do efeito estufa (Tonelada CO2) nesse mesmo período ficou na ordem de 22%.

Saiba mais: Santa Catarina é o 4º estado com mais empresas selecionadas no Ranking 100 Open Startups

O projeto teve como base os aprimoramentos conquistados durante o processo de fabricação por meio de ajustes no processo produtivo, como as alterações na composição da matéria-prima, visando ajustar a temperatura ideal necessária para a queima da cerâmica. Além disso, o programa promoveu amplo treinamento de conscientização dos colaboradores quanto às boas práticas do consumo de energia, assim como a criação de uma equipe específica para trabalhar na eficiência energética da Roca Brasil.

EcoRoca Resíduos

A preocupação com o descarte dos resíduos sólidos também é uma vertente do EcoRoca. De todo o insumo que entra na fábrica, 90% é destinado para reuso interno e externo. Esse resultado deve-se ao desenvolvimento do processo de absorção dos resíduos na fabricação de novos produtos. Dessa maneira, apenas 10% ainda depende de descarte em aterros industriais certificados. “Trabalhamos para que em um curto espaço de tempo conquistemos o Aterro Zero”, reitera Pau Abelló.

A performance positiva foi alcançada por meio de treinamento operacional sobre o desperdício de matéria-prima e a implantação de Estações de Tratamentos adequadas para que o resíduo volte a ser insumo na fabricação, bem como o desenvolvimento do processo cerâmico para absorção deste novo material no processo. Com inovação, a Roca Brasil também buscou convênios com universidades, a fim de realizar estudos da melhor performance e aproveitamento do material de reuso na matéria-prima e a instalação de laboratórios especializados nas unidades fabris.

EcoRoca Ambiental

O último pilar a ser realizado diz respeito ao setor administrativo, responsável pela gestão das demandas ambientais e projetos de sustentabilidade.  A área tem como objetivo criar projetos que sejam benéficos para o meio ambiente, propondo ações como a implantação de sistemas online do Programa de Gerenciamento de Resíduos – PGR; Sistema de Gerenciamento de Requisitos Legais, Licenças e Não Conformidades e Treinamentos e Educação Ambiental.

Saiba mais: O que move as empresas do século XXI?

O PGR, por exemplo, tem como foco educar os colaboradores sobre a importância da coleta seletiva, tanto na área administrativa quanto na industrial. O sistema permite o controle e gerenciamento de requisitos legais voltados ao meio ambiente que podem ser aplicados na Roca Brasil e o auditamento de resultados para saber se todas as áreas seguem a meta da empresa e corrigir possíveis desvios.

Outro exemplo de sucesso foi o projeto para eliminar o uso de copos de plásticos na unidade de Serra, no Estado do Espírito Santo. A iniciativa envolveu as áreas de Meio Ambiente e de RH, trabalhou o engajamento e a compreensão dos colaboradores sobre o impacto do consumo de copos de plástico descartáveis e a importância da construção de novos hábitos para sua substituição. Para tanto, foram apresentados dados que envolvem a produção dos copos: utilização de insumo derivado do petróleo, energia empregada em sua produção e a difícil aceitação dos copos no mercado de reciclagem.

Saiba mais: Perini City Lab, primeiro One Stop Shop para Smart Cities do Brasil, terá a gestão da Macnica DHW

A Roca Brasil investiu na compra de 400 copos de acrílico adesivadas, aquisição e adequações nos bebedouros com a substituição dos bicos, em um investimento aproximado de R$ 3 mil. Com a efetivação das fases de implantação, o parque fabril de Serra comemora um total de oito meses com o consumo zero de copos recicláveis.

Sobre a Roca Brasil

A Roca Brasil, pertence ao Grupo Roca, líder mundial em produtos para salas de banho e presente em mais de 170 países. A filial brasileira conta com seis marcas em seu portfólio que abrangem diferentes públicos: Armani/Roca, Roca, Laufen, Incepa, Celite e Logasa. Todas as linhas são focadas em design, funcionalidade, tecnologia e economia de água e energia, visando o que existe de melhor para a casa e para o meio ambiente. Atualmente, a Roca Brasil possui 8 fábricas em todo o Brasil, empregando mais de 2.400 colaboradores.

-> Para mais contéudos sobre empreendedorismo na região CLIQUE AQUI <-

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui