Programa Saúde do Homem Rural atende produtores rurais do Sul e do Meio Oeste de SC

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoveu no último fim de semana duas edições do Programa Saúde do Homem Rural com o objetivo de orientar sobre os sintomas de doenças, a prevenção, a higiene e as práticas de cuidados com a saúde: uma em Braço do Norte (sul) e outra em Erval Velho (meio oeste).  Mais de 500 produtores rurais foram atendidos.

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, o bem-estar e a saúde dos homens são temas que preocupam constantemente a entidade. “As ações foram direcionadas ao produtor rural devido a importância de fomentar a prevenção, principalmente do câncer de próstata, e desconstruir o medo dos homens mediante aos padrões e os preconceitos da sociedade”.

“O programa segue o viés da educação voltado à saúde. Nós sentimos a responsabilidade de promover o cuidado por meio de orientações e, ainda, do incentivo a realização de exames médicos, da conscientização e da importância da prevenção, buscando sensibilizar o máximo de produtores. Os números de testes realizados foram surpreendentes”, complementou o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi

BRAÇO DO NORTE

Em Braço do Norte, abrangendo também os municípios de São Ludgero e Grão-Pará, 218 homens foram atendidos. Os urologistas Francisco Marconato e Eduardo Miranda ministraram as palestras referentes ao câncer de próstata.

Os participantes realizaram exames de Antígeno Prostático Específico (PSA) e testes de glicemia. Ao todo foram realizados 215 exames e 29 consultas. Foram desenvolvidos exercícios físicos e atividades artísticas.

Dez autoridades estiveram presentes na ação. Representaram Braço do Norte o presidente do Sindicato Rural Edemar Della Giustina, o vice-presidente do Sindicato Rural Vilibaldo Michels, o secretário da agricultura Adir Engel, que representou o prefeito Roberto Kuerten Marcelino e o assessor jurídico e cerimonialista do Sindicato Sandro Uliano.

São Ludgero teve como representantes o prefeito Ibaneis Lembeck, a secretária de Saúde Nivia Schlickmann Pickler e o vereador Benicio Warmeling. O evento ainda contou com a presença do prefeito de Grão-Pará Márcio Borba Blasius e do secretário de Saúde de Grão-Pará Ricardo Ascari. Também esteve presente a supervisora do Senar da Região Sul Sueli Silveira.

ERVAL VELHO

Em Erval Velho foram realizados 285 exames de Antígeno Prostático Específico (PSA) e cerca de 40 exames físicos. Os médicos urologistas Antônio Euclides Pereira de Souza Jr e  Domingos Bertoldi, da Sociedade Brasileira de Urologia/SC palestraram sobre o câncer de próstata e, respectivamente, câncer de pênis. O público prestigiou, ainda, a palestra motivacional da psicóloga Mariângela Casanova.

O prefeito do município Walter Kleber Kucher Junior, o presidente da Câmara de Vereadores Miguel Tessari, o presidente do sindicato Rural de Joaçaba Clemerson Argenton Pedrozo, a coordenadora estadual do Sistema Faesc/ Senar Gisele Knabben estiveram no evento.

“A parceria com o Sistema FAESC/SENAR tem nos possibilitado atender a um grande número de homens e mulheres, sempre no intuito de zelar da melhor forma possível pela qualidade de vida daqueles que moram e trabalham no setor rural. Estamos engajados em atender as demandas do agro e, também, em dar nossa contribuição para garantir a longevidade da população do campo”, concluiu Clemerson.

-> Para mais contéudos sobre empreendedorismo na região CLIQUE AQUI <-

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui