Programa Saúde da Mulher Rural reúne 121 mulheres em Santo Amaro da Imperatriz

Autocuidado, prevenção e diagnóstico precoce de doenças foram o foco do Programa Saúde da Mulher Rural em ação realizada no município de Santo Amaro da Imperatriz, na região Leste de Santa Catarina.

Desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), o evento foi realizado recentemente na Sede dos Idosos e reuniu 121 produtoras rurais.

O momento foi de conscientização

O objetivo foi orientar e conscientizar as mulheres sobre a importância do autocuidado, prevenção e diagnóstico precoce de doenças. Dentre as ações, palestras educativas sobre saúde da mulher e exames Papanicolau, fundamental na prevenção do câncer de colo de útero.

Também foram realizadas ações relacionadas à saúde e beleza como massagem, maquiagem, depilação, limpeza de pele, aferição de pressão, acupuntura e outros procedimentos. Foram parceiros da ação a Mary Kay, Clínica Magrass, Cotirô Cosméticos, Instituto MIX, massoterapeuta Ana Izabel Chini, Angelita Jacques Depilação e Postos de Saúde com profissionais da Secretaria e da Assistência Social do município.

Saiba mais: Entidades empresariais defendem continuação da fiscalização aos ambulantes ilegais

Entre as autoridades que prestigiaram o evento estiveram o prefeito de Santo Amaro da Imperatriz Edésio Justen, o secretário da agricultura e desenvolvimento rural Douglas Machado e o secretário de assistência social Wilson Alexandre Mello.

A Coordenadora Estadual do programa Sra. Gisele Kraiesk, realça que as parcerias e a participação das mulheres foram essenciais para os resultados alcançados. Além de atuar na prevenção e colaborar para a saúde da mulher com a coleta do papanicolau, o evento também incitou o empoderamento e auto-estima das mulheres com palestras e atividades direcionadas ao bem-estar feminino.

“Foi uma ação muito bem organizada na qual as mulheres puderam desfrutar de um dia diferente, deixando as obrigações de dona de casa e das propriedades rurais de lado para passar um dia especial dedicado somente à saúde e autocuidado”, relata.

Saiba mais: Sebrae/SC vence com pontuação máxima o Prêmio Catarinense da Excelência

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, enfatiza que promover ações que incentivam a saúde desde a prevenção até o tratamento, o autocuidado e beleza é muito importante, pois impacta diretamente na vida das mulheres do campo.

“Nós temos o compromisso de promover ações que gerem o bem-estar e envolvam os produtores com um foco específico. Com as mulheres, sabemos de sua importância dentro das famílias e como gestoras rurais, por isso, oferecer serviços gratuitos como palestras, orientações e exames laboratoriais de papanicolau gratuitamente é uma das formas que encontramos para valorizá-las, que tanto contribuem para o dia a dia no campo”, afirma Zanluchi.

-> Para mais contéudos sobre empreendedorismo na região CLIQUE AQUI <-

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui