Organização divulga programação do 2º Festival Brotar

O evento, que vai agitar os jardins do Museu de Arte de Joinville no dia 16 de Junho, celebra a sustentabilidade no mês em que se comemora o Dia do Meio Ambiente.

A segunda edição do Festival Brotar vai levar para os jardins do Museu de Arte de Joinville (MAJ) ainda mais atividades gratuitas do que o evento de estreia, no ano passado. Quem passar pelo local no domingo dia 16 de junho, no horário entre às 10h e as 19h, vai poder escolher entre quase 70 opções de lazer, sendo mais de 35 delas totalmente gratuitas.

O evento, organizado de forma colaborativa, reúne rodas de conversas, oficinas práticas, feira de produtos sustentáveis, terapias para promoção de saúde e bem-estar, atrações musicais, intervenções artísticas e feira gastronômica. Como acontece desde a primeira edição, a organização montou uma programação que apresente ao público novas tendências de consumo consciente, sustentabilidade e opções para uma vida com mais equilíbrio e relações mais saudáveis. 

“Queremos oferecer experiências, conhecimentos e possibilidades de consumo que fiquem na memória das pessoas que forem ao Festival. Nossa ideia é que todos percebam que há muita coisa boa no mundo, na nossa cidade, e que podemos ter acesso ao que é bom, seja um produto, um serviço ou um conhecimento compartilhado em uma roda de conversa”, explica um dos organizadores, o consultor em sustentabilidade Arthur Rancatti.

Uma das novidades deste ano é a parceria com o projeto Sábado Zen, que oferecerá gratuitamente ao público presente no Festival vários serviços de terapias alternativas e complementares de saúde, como reiki, shiatsu (massagem), florais de Bach, auriculoterapia, quick massage, além de aulas de yoga para adultos e crianças, e dança circular.

“Estamos muito animados com essa parceria, pois teremos uma área especial, onde vamos concentrar todos os serviços de saúde e bem-estar. Serão vários terapeutas se revezando durante todo o dia para atender o púbico que for ao Festival. A ideia é que saia todo mundo leve e cheio de energia boa dali”, comenta uma das organizadoras, a designer e culinarista vegana Sabrina Gaertner Albuquerque.

Outra novidade é a Feira Gastronômica, que apresentará opções de alimentos produzidos de forma justa e sustentável. A ideia é surpreender o público com opções veganas, orgânicas e com muito sabor.

“Mesmo as opções mais junk foods serão mais saudáveis do que as convencionais. Não dava para fazermos um evento todo sustentável e ético e não trazermos estes conceitos para a praça de alimentação. Queremos apresentar para as pessoas uma nova forma de se alimentarem, mais saudável e consciente, com sabores incríveis”, explica a nutricionista Sheila Wehling, também organizadora do evento.

Rodas de Conversas e Atividades para Crianças

Propósito após o nascimento dos filhos, plantas alimentícias não convencionais (Panc´s), aromaterapia e cosméticos naturais, compostagem e masculino consciente são alguns dos temas das rodas de conversa que ocorrerão em diferentes horários. A ativista ambiental Nicole Berndt, de Florianópolis, vem com a família para contar a experiência do projeto Casa Sem Lixo. Nicole conta suas experiências para mais de 100 mil seguidores nas redes sociais.

Dentro do Festival Brotar 2019 também será realizada a primeira edição do Fraldada em Joinville. No evento que é realizado em várias cidades do país, mães e pais da cidade vão compartilhar experiências e informações sobre o uso de fraldas ecológicas de pano. Quem passar pelo local, vai poder conferir como usar, entender os benefícios em relação às versões descartáveis e saber onde comprar.

Para incluir o público mirim no evento, haverá um espaço especial com brincadeiras lúdicas e mais naturais. Uma sessão de cinema para crianças também está na programação.

Exposição de produtos sustentáveis e atrações musicais

O público que prestigiar o Festival Brotar poderá, ainda, conhecer produtos ecológicos, sustentáveis e inovadores, feitos por empreendedores locais. A Feira funcionará das 10h às 18h.

Já as atrações musicais não poderiam faltar nesta edição. O cantor Jesus Luhcas, que batizou o Festival, é uma das atrações. Também haverá show do cantor Cassiano Bazana e das bandas Satelit Groove, Orquestra Patafísica e Ilumina Mantras. O evento será encerrado com show do grupo de maracatu Baque Mulher.

Durante todo evento, o Museu estará aberto para visitação do público. Para quem quiser conhecer a programação completa do Festival Brotar, bastar a acessar a página do evento na internet. Quem quiser conferir a edição do ano passado, pode assistir a um vídeo aqui.

Realização – O evento é organizado de forma colaborativa e sem fins lucrativos. Além de Arthur, Sheila e Sabrina, a organização do evento também é composta pela designer e produtora cultural Sarah Pinnow, a empreendedora Carla Viero e a jornalista Ciléia Pontes. Nesta edição, o Festival conta com correalização da Viplan Engenharia, que trará informações sobre modelos de convivência. O Brotar também tem apoio de empreendimentos locais e Secretaria de Cultura e Turismo,  que colaboraram para a  organização da infraestrutura do festival.

Serviço:

O quê: Festival Brotar 2019

Quando: 16 de Junho, das 10h às 19h.

Onde: Jardins do Museu de Arte de Joinville – Rua Jaraguá, nº 1, América.

Gratuito

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui