Meetup Startup: ideias, negócios, networking e conhecimento

Um encontro marcado por inspiração, novas ideias, conhecimento, tecnologia, inovação e networking. Assim foi o Meetup Startup que reuniu empreendedores, empresários, estudantes e entusiastas do setor tecnológico para discutir e dividir experiências sobre os primeiros passos de uma startup, no último sábado (18), em Chapecó.

A iniciativa integrou o Startup Day, evento nacional do Sebrae cocriado e correalizado com agentes do ecossistema de empreendedorismo inovador e de startups, que ocorre simultaneamente em diversas cidades do País, com programações presenciais. Em 2018 o Startup Day esteve presente em mais de 60 cidades com objetivo de fortalecer o ecossistema, promover a troca de experiências, produzir e compartilhar conhecimento, gerar inovação e fomentar novos negócios.

A programação contou com palestras, cases e dinâmicas que tornaram o encontro ainda mais inspirador. O gestor do projeto Startup/SC do Sebrae/SC, Alexandre Souza, destacou que além da troca de experiências e conhecimentos, o ponto forte do evento foi a divulgação de duas importantes novidades. “Anunciamos o Startup Summit que estamos organizando para reunir todo o ecossistema do Brasil, em Florianópolis e divulgamos as inscrições com desconto especial para a região até esta segunda-feira (20)”.

 Outra ação é o mapeamento das startups da região do Desbravaley para que seja possível alimentar uma ferramenta que a Associação Brasileira de Startups (Abstartups) disponibiliza: o startup base. “Criamos um formulário para ser preenchido e unificaremos todos os dados de Santa Catarina visando mandar para a Abstartups com o objetivo de melhorar nosso posicionamento. Hoje Santa Catarina é um dos grandes polos de tecnologia e precisamos divulgar as ações, cases, dados, entre outros aspectos”.

Thiago Melo, da Abstartups, reforçou que o Meetup de Chapecó também fez parte do StartupON, evento itinerante de palestras e mentorias que acontece em todo o Brasil. “Unimos forças e trouxemos o StartupON para promover um dia de eventos com bastante qualidade. Somente neste ano, realizamos mais de 10 StartupONs no País e a ideia é justamente fortalecer as comunidades locais e regiões de várias partes do Brasil porque sabemos que a inovação não acontece somente em grandes centros. Ela acontece em todo e qualquer lugar e, com esses encontros, estamos ajudando a fortalecer o segmento que já contabiliza mais de 10 mil startups no Brasil”, enfatizou Melo.

Experiência que inspira

O CEO e co-fundador da PackID, Thales Akimoto, explicou que o negócio surgiu em julho de 2016 a partir de uma ideia da sócia Caroline Dallacorte durante o mestrado na Unochapecó. “Submetemos a iniciativa ao Sinapse da Inovação, fomos contemplados com uma subvenção e iniciamos nossa empresa”, lembrou Thales que também é sócio de Duan Bressan.  

Segundo ele, durante a trajetória da empresa os três sócios foram premiados em diversos programas como a Sinapse da Inovação, AdMaCom Berlin, Biostartup Lab, Inovativa Brasil, Startup Brasil e SC e outros reconhecimentos, além de ter sido acelerada e investida pela ACE Startups, a melhor aceleradora da América Latina.

Caroline, que contou a trajetória do negócio no Meetup, observou que a última conquista, liderada pela GV Angels e com co-investimento dos fundos MOR Capital, Allievo Ventures, M3 e investidores da ACE Sul, surgiu como um apoio para expansão do negócio em todo o território nacional. “A PackID já está presente em alguns estados do Brasil, porém, o intuito é ter uma força de venda e abrangência muito maior, além de atingir outros mercados”.

Com inteligência de dados aplicado ao monitoramento de temperatura e umidade em tempo real, a PackID auxilia empresas envolvidas na cadeia de distribuição de alimentos na redução de perdas e gestão energética, garantindo maior eficiência nas operações. A tecnologia inovadora utiliza sensores precisos e confiáveis que captam informações e transmitem em tempo real estes dados para um sistema web. Assim, o cliente possui, na palma da sua mão, todas as informações necessárias para uma gestão eficaz.

 “Trabalhamos com o sensoriamento de todas as etapas da cadeia do frio, dentro de indústrias como frigoríficos e laticínios, transporte frigorificado, centros de distribuição e supermercados”, completou Thales ao mencionar que desde o início da empresa até o momento, os sócios finalizaram uma captação de investimento no valor de 1 milhão de reais. “Para nós, o Meetup é um evento para compartilhar experiências e fazer conexões – dois pontos fundamentais para nossa história como empresa e também pessoalmente como empreendedores”.

TCC que virou negócio

A sócia da Belasis, Jéssica Miotto, explica que cursava o quinto período de Sistemas de Informação quando teve a ideia de desenvolver uma plataforma com o intuito de facilitar a comunicação entre a empresa e seus clientes, o que acabou virando tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

“Tive apoio de professores e colegas para transformar o TCC em uma empresa voltada ao público de beleza e bem-estar. A iniciativa surgiu pelo fato de o Brasil ser o terceiro País que mais cresce neste segmento e por ser carente de soluções inovadoras. Foi então que compartilhei a ideia com o meu atual sócio, Marcelo Bêz, e conseguimos um investidor anjo. Assim, em 2014, começou a Agende online, que mais tarde se transformaria em Belasis”, contou Jéssica.

Este ano é um marco para os negócios da empresa. “Mudamos para uma sede própria e tivemos crescimento de 100% em seis meses. Agora nosso maior desafio é manter a equipe engajada para continuar trilhando um caminho de conquistas, alcançando nossas metas e buscando soluções que possam auxiliar e inovar cada vez mais o segmento”, afirmou Jéssica.

Para os empresários, participar de um evento como o Meetup é uma oportunidade de conhecimento e troca de experiências. “São excelentes ambientes para conhecermos cases de pessoas que já percorreram um bom caminho e podem compartilhar suas experiências conosco, engrandecendo o nosso conhecimento e facilitando a jornada no empreendedorismo”, comentou Jéssica. Segundo ela, a equipe costuma estar presente nesses eventos para buscar conexão com as pessoas que vivem as mesmas experiências e somar o conhecimento.

31º Meetup StartupSC + StartupON

Além de Caroline Dallacorte, cofundadora e CEO da Packid; atuaram como palestrantes os seguintes empresários: Thiago Melo, head de Customer Success da Abstartups; Juliana Santelli, key account da Abstartups; Daniele Amaro, cofundadora e CEO da Paytrack; Kayuá Freitas, diretor de Novos Negócios na Moskit; Giovani Zamboni, cofundador da Jetbov; e Tiago Vailatti, cofundador e CEO da Hiper.

“Tivemos duas palestras com a equipe da Abstartup e cinco explanações de empreendedores. Foram cinco cases muito expressivos do Estado. Foi um dia que celebramos o ecossistema de startups com parceiros e comunidade local por meio de eventos simultâneos no País – dois deles em Santa Catarina”, finalizou Alexandre Souza ao mencionar que paralelo ao evento de Chapecó, o Meetup também foi realizado em Blumenau.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui