A equipe da Revista Business entrevistou com exclusividade a coach Ana Paula Platt, que nos contou um pouco mais sobre a sua empresa, sobre o mercado de coaching no Brasil, desafios atuais e planos futuros. Confira!

  • Como surgiu a Platt Executive Coaching? Quem foram os seus fundadores?

Os primeiros passos para a construção da Platt Executive Coaching foram dados há mais de 10 anos com a minha insatisfação pessoal em atuar no setor financeiro. Estava conduzindo minha carreira para atuar com gestão estratégica e gestão financeira, porém senti necessidade de fazer uma pausa para identificar quais eram as minhas reais motivações e como poderia otimizar o meu potencial.

Iniciei um trabalho de mentoria e passei a construir essa transição de carreira de forma sólida e consistente. Dois anos após iniciar estudos na área de desenvolvimento humano e já com Mestrado em Gestão Estratégica e Avaliação de Desempenho concluídos foi que tomei a decisão de empreender na área de Coaching, especialmente Coaching de Carreira e Coaching Executivo.

Por 8 anos essa atuação aconteceu de maneira independente, de forma a ganhar quilômetros rodados nessa área de atuação. Em 2017 a Platt Executive Coaching foi oficialmente lançada com a proposta de fomentar o coaching ético e de qualidade principalmente em nosso Estado. Com isso abrimos espaço para nos aproximar de outros profissionais que possuem o mesmo interesse e valores. 

  •  Quais são os principais serviços da empresa e quais os mercados de atuação?

Hoje atuamos com Coaching de Carreira e Executivo e também desenvolvemos lideranças por meio de treinamentos e processos em grupo. Temos como anseio atuar de forma sistêmica implementando mudanças culturais nas empresas de forma a alinhar a realização dos colaboradores com os resultados almejados pelo corpo executivo e acionistas.

  • Como o Executive Coaching pode auxiliar uma empresa na busca de suas metas?

O Executive Coaching é um processo estruturado de desenvolvimento humano que apoia o Executivo na organização de suas ideias, ampliação do seu nível de consciência sobre si, sobre as pessoas e sobre suas ações, na geração de insights que promovem novas soluções e no desenvolvimento de comportamentos que interferem diretamente na performance desse profissional.

Como exemplo, um recém promovido executivo de vendas pode estar com dificuldades de ganhar a confiança do seu time devido a ter feito parte dele anteriormente. Nesse caso o coach apoiará esse profissional possivelmente no desenvolvimento da autoconfiança necessária para dirigir sua equipe, bem como na construção e implementação de um plano de ação focado na obtenção do engajamento dos mesmos. É função do profissional de coaching alinhar todo esse desenvolvimento ao alcance das metas estratégicas do negócio.

  • Como está o mercado de Coaching no Brasil? Existe espaço para crescimento?

O trabalho de Coaching passa atualmente pelo processo de maturação. Significa que os profissionais que estão mostrando um bom trabalho conseguirão se manter no mercado e aqueles que não investem em seu desenvolvimento com respaldo de instituições sérias, não se sustentarão.

  • Qual a taxa de crescimento da empresa nos últimos anos? Como foi o desempenho da empresa em 2018? Qual a previsão para 2019?

Apesar do período turbulento economicamente, a Platt conseguiu crescer 60% em faturamento no ano de 2018 comparativamente ao ano anterior e a expectativa é crescer em 200% em 2019 devido a algumas ações que estão sendo implementadas, como por exemplo, a estruturação da área comercial e a ampliação do investimento em marketing. Dessa forma estamos ampliando nossa equipe para dar respaldo a esse crescimento atraindo profissionais que se identifiquem com nosso propósito e apresentem alinhamento com os nossos valores.

  • Quais são os principais desafios atuais e planos futuros da Platt Executive Coaching?

Nosso principal desafio é atrair profissionais qualificados e alinhados com nosso método ético de trabalho para dar sustentabilidade à meta de crescimento estabelecida no início do ano. Já nossa visão de futuro nos conecta com a construção de uma rede de profissionais que atuem cooperativamente de forma a educar o mercado sobre benefícios e limites da nossa atividade, bem como de atuar em parceria com empresas que acreditem na realização pessoal e profissional das pessoas como fator preponderante para o crescimento sustentável dos negócios.

  • Qual a sua expectativa em relação ao cenário econômico no Brasil para esse ano e para os próximos do atual governo?

Penso que as eleições de 2018 deixaram claro que o brasileiro pede mudanças. E acredito que as mudanças necessárias para uma virada econômica no país não devem demorar a acontecer para dar respaldo a aposta dos empresários que apoiaram esse novo governo. A verdade é que para os primeiros 100 dias, as ações implementadas estão muito aquém do que esperávamos, demonstrando que a falta de competência técnica e comportamental do atual Presidente está impactando a sua credibilidade perante o mercado. Fazemos votos de que suas promessas sejam cumpridas e que enfim consigamos ter um Brasil próspero e justo para todos os brasileiros.

Mais informações sobre a empresa acesse www.plattcoaching.com.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Informe seu comentário
Informe seu nome